Notícia - Como funciona a cesárea a pedido materno?

Como funciona a cesárea a pedido materno?

24/04/2022

A “cesárea por solicitação materna” refere-se a uma cesariana realizada quando a mãe solicita este método para o nascimento do seu filho, na ausência de indicações médicas ou obstétricas convencionais.

Como em qualquer procedimento médico, os riscos e benefícios da cesárea a pedido precisam ser equilibrados com os riscos e benefícios de um parto normal planejado.

Para quem deseja ter muitos filhos a cesárea é menos indicada, pois pode ocorrer aumento de problemas com a placenta nas múltiplas gestações posteriores.

Os profissionais de saúde devem tentar ajudar a descobrir os motivos da opção pela cesariana, abordar as preocupações sobre parto normal, e qualquer desinformação que leve a essas preocupações, e engajar a mulher em conjunto com sua rede pessoal de apoio em uma conversa equilibrada sobre os riscos e benefícios do procedimento ao longo do pré-natal.

Se a escolha pela cesárea é devido ao medo da dor, é preciso lembrar que é possível tentar diminui-la com diversos métodos, inclusive a analgesia de parto.

Contudo, solicitar a cesárea e ser respeitada na sua decisão é um direito da mulher, amparado por leis e normas éticas. Então, caso se opte pela cesárea:

– Não agendar a cesárea antes de 39 semanas sem necessidade;
– Se possível esperar o início do trabalho de parto;
– É importante fazer um “Plano de Nascimento”, listando as preferências;
– Existem maneiras de tornar a cesárea mais respeitosa, suave e gentil, inclusive em alguns casos, se for o desejo materno, de realizar a “Cesárea Materno Assistida”, em que a mulher participa mais do nascimento do seu filho.

Veja outras Notícias