Notícia - Como lidar com a Síndrome de Down durante a gravidez?
Como lidar com a Síndrome de Down durante a gravidez?
20/05/2022A Síndrome de Down ainda é um verdadeiro mito na nossa sociedade, apesar de vermos cada vez mais pessoas que possuem a trissomia do cromossomo 21 inclusas e participando da dinâmica social de maneira ativa, o desconhecimento ainda faz parte da nossa sociedade.
Esta alteração genética ocorre em 1 a cada 500 nascimentos e a maioria desses bebês terá alguma deficiência intelectual de leve a moderada, que significa que a pessoa muitas vezes pode fazer as coisas por conta própria, mas a maioria precisará de supervisão ao longo da vida.
Mas como saber se o seu bebê pode ter síndrome de Down?
É importante dizer que a chance vai aumentando à medida que a pessoa engravida com a idade mais avançada. Mas essa não é uma característica isolada e também não podemos afirmar que essa seja uma doença familiar, ou seja, não é hereditária.
Ainda na gestação você pode detectar a presença da Síndrome no seu bebê, pelos exames de triagem como por exemplo a ultrassonografia, ainda que este exame não te dê certeza.
Há também os testes de diagnósticos, feitos por punção para coleta de líquido amniótico ou da placenta, mas fique atenta esses exames geram riscos de perda gestacional. Por este motivo a decisão em realiza-lo sempre será da mãe/família.
O que sabemos é que quanto antes se sabe sobre a presença da síndrome mais informações e conhecimento pode-se adquirir para melhor lidar com a condição do seu bebê.
Mas olha, não confunda a o que é Síndrome de Down?
É a presença de um cromossomo nº 21 a mais nas células. O que deveriam ter a presença de 2 cromossomos, ali inapropriadamente existe a formação de 3, por isso também o nome da Trissomia do Cromossomo 21.
Veja outras Notícias