Notícia - Exame preventivo diminui a incidência do câncer do colo do útero

Exame preventivo diminui a incidência do câncer do colo do útero

30/07/2021

O rastreamento com exame preventivo de câncer do colo uterino (Papanicolau) tem o objetivo de detectar precocemente na população assintomática, aparentemente saudável, lesões sugestivas de câncer, e se necessário, encaminhar para uma melhor investigação e tratamento.

O teste utilizado no rastreamento é seguro, relativamente barato e de fácil aceitação pela população.

Esta medida preventiva diminui a incidência do câncer do colo do útero e suas complicações relacionadas. Em alguns países desenvolvidos é sabido que a incidência do câncer do colo do útero foi reduzida em torno de 80%.

O exame de Papanicolau, usualmente, é oferecido preferencialmente às mulheres na faixa etária de 25 a 64 anos e que já tiveram atividade sexual . Contudo, antes de 25 anos ou após 64 o exame também pode ser realizado conforme a avaliação profissional individualizada.

A recomendação é realizar o exame anualmente, porém, após a pessoa ter feito dois exames normais consecutivos realizados com um intervalo de um ano, a repetição do exame Papanicolaou pode ser espaçado para cada três anos.

(Obs.: existem pessoas com situações específicas, exemplo imunodeprimidas, em que a periodicidade muda, converse com seu médico).

Veja outras Notícias