Notícia - Saiba porque o “exame do cotonete” ou Estreptococo é sugerido
Saiba porque o “exame do cotonete” ou Estreptococo é sugerido
13/05/2022O “exame do cotonete” ou Estreptococo é um exame que pode ser realizado na fase final do pré-natal.
Esta bactéria normalmente fica localizada no intestino ou vagina e pode estar presente em qualquer pessoa, inclusive em gestantes (15 a 40%). Mas calma, a presença da bactéria no organismo não significa que você está doente ou que precise de tratamento. Os cuidados necessários são pelo risco maior de infecção do bebê no momento do parto.
Assim, havendo a presença detectada da bactéria, será importante haver prescrição de antibióticos para a mulher durante o trabalho de parto.
O exame é de simples realização. Coleta-se secreção com swab “cotonete” da entrada da vaginal e perto do ânus, isso é feito com aproximadamente 36 semanas de gestação. Este exame não é única maneira de se prevenir contra a infecção, caso ele não seja realizado (pois não é exame obrigatório). Porém, sempre de alguma forma será rastreado a possível infecção, seja por sinais clínicos como outros tipos de exame.
O mais importante é estar atenta aos exames e procedimentos necessários no seu pré-natal e também aos resultados e acompanhamentos imprescindíveis para uma experiência de parto realmente única, segura e cheia de saúde.
Fique de olho:
– Estreptococo NÃO é indicação de cesárea;
– Cesáreas agendadas não precisam de antibiótico;
– Vacinas contra o Estreptococo estão em estudo, podendo ser uma opção no futuro.
Ficou com dúvidas sobre esse exame? Entre em contato comigo, será um prazer te atender.
Veja outras Notícias